Thursday, March 8, 2018

Ano Novo Biblico e Pessach


Como podemos nos preparar para isso?

'Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.'
Salmos 90:12


De acordo com Êxodo 12, o primeiro mês do ano é o mês em que o Senhor nos tirou do Egito.

Em Deuteronômio 16.1 está escrito que o primeiro mês do ano bíblico é chamado Aviv. Aviv é também uma estação – a primavera, que começa em Israel durante a época de Pessach.

Este ano o 1 dia de Aviv, o verdadeiro o Rosh Hashaná, o Cabeça do ano começa ao por do sol do dia 16 de Março e vai até o por do sol do  dia 17 de Março. 

Pessach inicia dia 14 de Aviv que este ano no calendário gregoriano iniciará dia 30 de Março a tarde.

Quando nós contamos os nossos dias, com base na palavra de Deus, guiados pelo seu Espírito nós podemos cooperar com o que Ele quer liberar sobre nossas vidas em cada estação profética do ano bíblico.

Se olharmos para algumas Escrituras podemos ver como nosso povo preparou-se para Pessach.

Em Êxodo lemos que antes que nosso povo pudesse comer o cordeiro com suas famílias, eles viram cada ídolo egípcio caindo através das 10 pragas, pelo poder de YHWH.


Depois eles tiveram que sacrificar o cordeiro e aspergir o sangue nos umbrais de suas portas, acreditando que através desse ato, não seriam destruídos pelo anjo da morte que iria passar sobre eles.


Antes de comerem seu cordeiro de Pessach eles se separaram dos ídolos ao redor e esta separação foi selada pelo sangue do Cordeiro.

No livro de Josué lemos que 4 dias antes de Pessach nosso povo cruzou o Rio Jordão com a Arca da Aliança e logo em seguida,  todos os homens foram circuncidados. Esses marcantes eventos aconteceram pouco antes de Pessach.

Após a circuncisão, o Senhor disse a Josué que naquele dia ele removeu de sobre eles a humilhação sofrida no Egito. (Josué 5.9)

Alguns dias depois eles comemoraram Pessach em Gilgal!

Novamente, vemos uma separação que foi selada pela água e pelo sangue.

No livro de 2 Crônicas, capítulo 30, lemos que o rei Ezequias reuniu nosso povo de diferentes tribos e cidades em Jerusalém.

No verso 14 vemos que antes de comemorarem Pessach "eles destruiram todos os altares pagãos que havia em Jerusalem, tomaram todos os altares onde eram queimados incensos aos idolos, juntaram tudo e jogaram no ribeiro do vale de Kidron".

Embora nosso povo tenha celebrado a festa um mês mais tarde, porque os sacerdotes não tinham se santificado há tempo, eles subiram a Jerusalém, com corações humildes (versos 11, 12, 15) e estavam decididos a se separar de cada ídolo.

Eles celebraram a festa com grande alegria (versículo 21) e toda a congregacão decidiu comemorar por mais sete dias!

'Houve grande alegria em Jerusalém; porque desde os dias de Salomão, filho de Davi, rei de Israel, não houve coisa semelhante em Jerusalém. Então, os sacerdotes e os levitas se levantaram para abençoar o povo; a sua voz foi ouvida, e a sua oração chegou até à santa habitação de Deus, até aos céus.'

2Crônicas 30:26-27

Que possamos iniciar o Ano Novo Biblico e comer nosso cordeiro de Pesach purificados de nossos idolos e de toda impureza que nos impeça de regozijarmos Nele e de que nossas orações alcancem a Sua santa habitação!



No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.